Ideia para a conclusão do ensino da PORCENTAGEM…

Para fechar o ensino da Porcentagem, de uma maneira que os alunos façam com que a mesma seja inesquecível, um jogo se mostraria bem importante. Sobre a utilização de jogos em sala de aula, Grando afirma que

O jogo propicia um ambiente favorável ao interesse da criança, não apenas pelos objetos que o constituem, mas também pelo desafio das regras impostas por uma situação imaginária que, por sua vez, pode ser considerada como um meio para o desenvolvimento do pensamento abstrato (GRANDO, 2004. p 18).

Logo, quando o professor planeja levar um jogo para a sala de aula, ele tem o papel de transformar um jogo tradicional em um jogo pedagógico, ou seja, em um jogo que proporcione aprendizado. Levando em consideração a fraca motivação dos alunos nas aulas de matemática e como o jogo é associado pelas crianças como algo divertido e prazeroso, utilizamos o mesmo para finalizar o conteúdo de porcentagem. A atividade seria realizada dividindo a turma em grupos de até 5 integrantes, onde cada grupo competiria com os demais. A dinâmica utilizada seria uma Roleta Matemática composta por diferentes valores de porcentagem, como mostra a Figura a seguir:

hath

Roleta Matemática. (Fonte: do Autor)

A Roleta Matemática funciona como uma roleta normal, onde os valores são decididos, após o impulsionamento, aonde a flecha aponta parada. Para a dinâmica acontecer, o professor deve lançar uma pergunta matemática a qual envolva porcentagem, onde a porcentagem utilizada no exercício corresponde aquela escolhida pela roleta.  Um exemplo seria  Pintem ____% desta folha sulfite. Neste momento será girada a roleta e se cair em 70% os alunos terão que pintar 70% da folha. Outro seria: Quero ____ desse saquinho de feijões. Os alunos receberiam um saquinho de feijões e após decidi o valor da porcentagem na roleta, teriam que definir quantos feijões seriam correspondentes a tal porcentagem. E assim, os exemplos continuariam, trabalhando fortemente com a questão da porcentagem vista em quantidades. Para resolver os alunos precisam criar estratégias de representação de determinada quantidade. Ganha o jogo, quem tiver a maior pontuação. 

Espera-se que através dessa atividade os alunos internalizem o modo como a porcentagem pode ser calculada, sem necessariamente utilizarem a regra de três para a resolução. O interessante dessa atividade é que o conceito da porcentagem em quantidades é bem trabalhado, tal qual nem sempre é abordado em sala de aula.

REFERÊNCIAS: GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s